quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

A relação entre consumo e confiança dos consumidores

O consumo das famílias é o principal componente do PIB do Brasil. Em 2013, conforme os dados do IBGE, esse componente respondeu por 62,6% do total do produto. Compreender os elementos que influenciam os gastos das famílias se torna chave para avaliar a demanda agregada como um todo.

O gráfico abaixo mostra a variação acumulada em 4 trimestres do consumo e da confiança dos consumidores. As duas séries históricas apresentam uma correlação interessante. Aqui, temos mais um caso de um indicador coincidente, da mesma forma que o Índice do Medo do Desemprego (leia aqui). De uma maneira geral, consumidores mais confiantes tendem a desembolsar mais em bens e serviços e vice-versa.

Consumo das Famílias e Confiança dos Consumidores
(Variação % acumulada em 4 trimestres)

No entanto, é possível que mudanças na confiança estejam associadas ao próprio ciclo econômico. Por exemplo: em um período de recessão - momento atual vivido pela economia brasileira -, a própria desaceleração do nível de atividade acarreta numa redução do ritmo de contratações e num menor crescimento dos salários reais, impactando negativamente na confiança dos agentes.

Dito de outra forma, não é possível afirmar qual é a relação causal entre as duas variáveis, simplesmente pelo fato de existir uma correlação entre ambas.

Fonte: Consumo das famílias - IBGE (Tabela 1620 do SIDRA)
Confiança dos consumidores - OCDE (Link de acesso)

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