sábado, 16 de maio de 2015

O que esperar da inadimplência no futuro?

A elevação da inadimplência pode trazer uma série de efeitos indesejáveis do ponto de vista econômico. Quando os tomadores de recursos atrasam as suas obrigações financeiras, as receitas de venda das empresas não dão conta de cobrir os custos incorridos para a produção de bens e serviços. Algumas das possíveis consequências desse descompasso são: (1) atraso no pagamento de fornecedores, (2) elevação do desemprego e (3) fechamento de firmas e menor geração de riquezas. Portanto, tentar antever o comportamento desse importante indicador pode gerar bons elementos para avaliar a situação econômica brasileira.

O Índice de Risco de Crédito (IRC), do Boa Vista SCPC, avalia a probabilidade dos consumidores que buscaram crédito nos últimos 12 meses se tornarem inadimplentes no futuro. Temos aqui um candidato a indicador antecedente da variável central desse post. Resta saber se os dados nos dão algum indicativo que venha a corroborar com essa relação.

De fato, conforme o gráfico abaixo, se adiantamos o IRC em 2 trimestres, é possível visualizar de maneira mais precisa a forte correlação existente entre essa e a inadimplência das pessoas físicas com recursos livres, de acordo com os dados do Banco Central do Brasil. Caso o ajustamento entre ambas se mantenha, temos uma evidência de que a inadimplência apresentará elevação significativa no terceiro trimestre de 2015, retornando para os mesmos patamares de 2014 (algo entre 5,6% e 5,8%). Haveria, portanto, uma inversão da sua tendência, iniciada no final de 2012 (a série histórica inicia em 2011). Segundo a classificação do BCB, uma inadimplência numa operação de crédito ocorre quando há um atraso superior a 90 dias no pagamento.

Índice de Risco de crédito (Adiantado em 2 trimestres) e inadimplência das operações de crédito com recursos livres para pessoas físicas
(Número-índice: 4ºT/2010 = 100 e %)
É importante lembrar que tanto os bancos privados quanto os públicos se tornaram muito mais seletivos em relação à concessão de crédito ao longo dos últimos meses. Nem mesmo essa precaução extra deverá ser suficiente para ajudar a impedir o aumento da inadimplência. Isso denota o delicado quadro da economia brasileira, uma vez que os salários em termos reais estão caindo, dificultando a quitação das obrigações em dia.

Fontes: IRC -  Boa Vista SCPC
Inadimplência das operações de crédito com recursos livres (PF) - BCB (Série 21112 do SGS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário