domingo, 14 de junho de 2015

A relação entre os gastos com P&D e o número de publicações científicas

O principal motor do capitalismo é a inovação. Através dela, as economias conseguem gerar crescimento sustentado, possibilitado pela redução dos custos de produção das empresas, o que tende a elevar o padrão de vida da população.


Uma das maneiras de verificar o quão próximos os países estão da fronteira da tecnologia é através do número de publicações científicas. Aumentá-las não é uma tarefa simples. Isso requer um investimento relevante, tanto do poder público, quanto da iniciativa privada, visando elevar o nível de capital humano. Somente assim é possível incorporá-las no processo produtivo, modificando a interação entre os insumos de produção de modo a elevar a produtividade.


O gráfico abaixo mostra os gastos totais com Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) como proporção do PIB (dados do Banco Mundial) e o número de total de publicações científicas, levantados junto ao site da Scimago Jr. para um total 70 países. Ambas as variáveis referem-se ao ano de 2011, para fins de comparação adequada, e a segunda está em escala logarítmica. O Brasil está destacado no ponto laranja. Há uma correlação positiva, ou seja, um maior dispêndio nas atividades de P&D, na média, tende a ser acompanhado por um maior número de publicações. Além disso, cabe fazer uma observação fundamental: a reta que melhor se ajustou aos dados é não linear. Ou seja, aproximar-se da fronteira tecnológica é muito difícil, e isso requer um aumento substancial do investimento em P&D por parte das nações.

Gastos totais com P&D e publicações cientíticas
(Em % do PIB e número de publicações) 

Evidentemente, um indicador sobre o número de publicações científicas ponderado pela sua qualidade seria muito mais robusto do ponto de vista teórico e empírico. Todavia, mesmo essa relação trazida aqui sugere que um interessante direcionamento para as políticas públicas e para as empresas, dando suporte ao mais importante dos vetores de crescimento de uma economia de mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário