quinta-feira, 25 de junho de 2015

Indicadores de conjuntura: devolução de cheques

Recentemente, a administradora do SCPC Boa Vista divulgou o indicador de cheques devolvidos em relação ao total movimentado para maio. O percentual foi de 2,24%, o mais alto para o mês desde 2009 (ano em que foram sentidos os efeitos da crise financeira internacional no Brasil).


O objetivo desse post é mostrar a importância dessa variável e sua relação com a atividade econômica.


A emissão de um cheque sem fundo gera uma série de efeitos negativos do ponto de vista econômico. Se o banco devolvê-lo duas vezes, o emitente será incluído no Cadastro de Emitentes de Cheques Sem Fundos – CCF. Além de não poder receber um novo talão, o beneficiário fica autorizado a realizar a cobrança da dívida via protesto. Outra consequência é a inclusão do nome do devedor nos principais cadastros de inadimplência, como o SCPC e o Serasa. Nesse caso, as restrições para a obtenção de crédito, por exemplo, tornam-se muito maiores.


O gráfico abaixo exibe a variação percentual em 12 meses do PIB (representado aqui pela proxy Índice de Atividade Econômica, calculado pelo Banco Central – IBC) e a proporção de cheques devolvidos em relação ao total movimentado. Há uma correlação negativa bastante significativa entre as séries. Isso significa que a segunda variável é anticíclica, ou seja, tende a acompanhar as flutuações do PIB na sentido oposto. Intuitivamente, esse comportamento já era esperado. Quando as condições econômicas pioram, ou seja, menos renda é gerada, o descumprimento de determinadas obrigações financeiras tende a aumentar.

Cheques devolvidos em relação ao total movimento e PIB do Brasil (IBC-BR)
(Variação % acumulada em 12 meses)

O que esperar dessa indicador no futuro? As projeções do PIB, conforme os últimos relatórios de mercado do FOCUS, continuam a se deteriorar para 2015 (aprofundamento da recessão) e 2016 (retomada apenas modesta). Dessa forma, uma melhora consistente do índice deverá ocorrer apenas em 2017.

Fonte: IBC-BR - Bacen. (Série 17439 do SGS).
Cheques devolvidos em relação ao total movimentado - Boa Vista SCPC (Link aqui). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário