sábado, 25 de julho de 2015

A crise internacional é a causa da recessão econômica do Brasil?

A atual recessão econômica brasileira tem despertado a atenção de vários analistas e pesquisadores em função de sua intensidade e persistência. No que diz respeito às causas, o debate é pautado por diferentes argumentos. Um dos mais recorrentes é de que há uma desaceleração econômica internacional em curso que está levando o nosso País a crescer menos.


O objetivo desse post é analisar essa hipótese à luz das estatísticas oficiais.


Em primeiro lugar, é necessário destacar que os dados apontam para a existência de uma relação direta entre o nível de atividade global e o do Brasil, de acordo com o FMI e do IBGE, respectivamente. A imagem abaixo mostra o gráfico de dispersão dessas duas variáveis ao longo dos últimos 20 anos. Conclui-se que há uma correlação positiva entre ambas. Por exemplo: na medida que o mundo cresceu mais, o Brasil, na média, também acompanhou esse movimento, e vice-versa.

PIB do mundo e do Brasil
(Var. % em relação ao ano anterior)
A figura acima também apresenta as projeções oficiais do FMI para os dois objetos de interesse desse texto em 2015 e 2016 (destacados em laranja). Vale ressaltar que ambos estão bem abaixo da reta que se melhor ajusta aos dados. Trata-se de uma evidência que rejeita a conjectura levantada anteriormente, ou seja, são fatores internos que levarão o Brasil a ter um desempenho muito ruim nesse e no ano que vem. O mesmo pode ser dito sobre o que se sucedeu em 2014: enquanto registramos estabilidade (apenas 0,1% de crescimento), o mundo avançou 3,4%.


Há, portanto, um cenário bem diferente em comparação com o ano de 2009, ano em que foram sentidos os efeitos da crise internacional. Naquela oportunidade, de fato, a recessão econômica brasileira (contração de 0,2%) foi respaldada pelo desempenho mundial (que registrou estabilidade em relação a 2008). 

Conclui-se que não há qualquer indicativo de que uma suposta turbulência internacional seja a origem dos nossos atuais problemas. As estatísticas apontam que enquanto o conjunto de todas as nações cresceu, em média, 3,4% ao ano entre 2012 e 2014, o incremento médio do Brasil foi de apenas 1,5% ao ano. Para o biênio 2015 e 2016, a situação é ainda mais estarrecedora: 3,5% a.a. contra -0,4% a.a., respectivamente.

Fonte: Crescimento mundial e do BR (FMI) (Fonte primária do variação do PIB do BR é o IBGE).
Projeções de crescimento do mundo e do BR (FMI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário