quinta-feira, 23 de julho de 2015

A relação entre o fluxo de veículos leves e as vendas do comércio

Além do fluxo de veículos pesados, que apresenta forte correlação com a produção industrial, a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) compila outro indicador relevante: o fluxo de veículos leves. É interessante notar que essa variável apresenta uma conexão bastante significativa com o consumo. Para averiguar o desempenho desse, uma das alternativas possíveis é recorrer ao volume de vendas do comércio, que é divulgado através da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE. A priori, na medida em que o movimento registrado de veículos é mais elevado, faz sentido esperar que a comercialização de bens acompanhe, na média, essa mesmo sentido, e vice-versa. Portanto, a expectativa é de uma correlação positiva entre ambos


Convém lembrar que a PMC apresenta uma defasagem de, aproximadamente, um mês e meio, enquanto o fluxo de veículos leves é divulgado com uma antecedência maior. Trata-se de um fator relevante para analistas e pesquisadores, dado que essa é uma aproximação importante para os resultados do desempenho do comércio.

O gráfico abaixo mostra a variação percentual acumulada em 12 meses para as duas variáveis levadas em consideração nesse texto. A expectativa foi corroborada, uma vez que há uma relação direta entre as séries. Chama a atenção que a maior correlação encontrada ocorreu quando o fluxo de veículos é atrasado em quatro meses.

Fluxo de veículos leves e volume de vendas do comércio
(Variação percentual acumulada em 12 meses)



Em suma, para os próximos meses, o fluxo de veículos leves deverá continuar caindo, seguindo as vendas do comércio. Além disso, a análise dos vetores que balizam o desempenho dessas indica que, ao longo dos próximos meses, o cenário para o comércio deverá permanecer bastante ruim.

Fonte: Fluxo de veículos leves (ABCR
Vendas do comércio - IBGE (Série 3416 do SIDRA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário