domingo, 13 de setembro de 2015

A relação entre capital humano e riqueza



O trabalho exerce uma importância central em inúmeras atividades produtivas. Compreender alguns dos seus elementos é fundamental para explicar a própria dinâmica de uma economia de mercado. Nesse sentido, vários artigos acadêmicos já demonstraram a relevância que o capital humano possui para explicar o nível de renda dos países. O objetivo desse post é tentar entender essa relação.

O Índice de Capital Humano, calculado pelo Fórum Econômico Mundial anualmente, apresenta como ponto forte a abrangência. O indicador é composto por dois grandes temas - "Aprendizagem" e "Emprego" -, avaliados para cinco faixas de idade: abaixo de 15 anos, entre 15 e 24, entre 25 e 54, entre 55 e 64 e mais que 65. O primeiro dos grandes pilares investiga questões como a qualidade da educação dos mais jovens e dos que já estão empregados. Já o segundo vetor pondera temas relacionados à qualidade dos empregos, à abrangência da participação de diferentes grupos (homens, mulheres e idosos) na força de trabalho e à vulnerabilidade: por exemplo, a existência ou não de escravidão.

Ao todo, são 46 variáveis averiguadas para 124 nações. O Brasil ficou na 78ª colocação no ranking de 2015. Na avaliação dos subitens para o nosso País, conclui-se que a baixa qualidade da educação primária (posição 109) e do sistema educacional como um todo (posição 110), além da dificuldade em encontrar trabalhadores qualificados (posição 108) puxaram a classificação para baixo.

O gráfico abaixo mostra a correlação existente entre os valores do Índice de Capital Humano e o PIB per capita em dólares de 2014, de acordo com os dados do Banco Mundial. O Brasil está destacado no ponto laranja. Há uma clara correlação positiva entre as variáveis. Isso significa que, por exemplo, maiores níveis de riqueza tendem a ser acompanhadas, em média, por um valor mais alto do indicador.

Índice de Capital Humano e PIB per capita
(Em valores e US$)
Dois fatos chamam a atenção. Em primeiro lugar, a reta que melhor se ajusta aos pontos é não linear. Isso significa que os ganhos de renda tendem a ser cada vez maiores quanto mais elevado for o incremento do Índice. Em segundo lugar, o Brasil está acima dessa linha. Sabendo que desvios em relação à média tendem a ser corrigidos com o passar do tempo, há duas opções: (a) empobrecer ou (b) melhorar a qualidade do capital humano como um todo. Infelizmente, é a primeira alternativa que está em curso. Em suma, a ausência de políticas que aumentem a produtividade do fator trabalho impede um crescimento da riqueza no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário