quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Mercado de ações e mercado de trabalho: o que nos dizem os indicadores antecedentes?

O presente artigo dá seguimento à análise de alguns importantes indicadores antecedentes da economia brasileira, capazes de fornecer evidências sobre a trajetória esperada para o nível de atividade no futuro próximoAs variáveis selecionadas nesse texto exprimem a relação entre o mercado de ações e o de trabalho.
No primeiro caso, optou-se pelo valor médio mensal (em pontos) do Ibovespa: carteira teórica composta por alguma das principais ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Esses ativos representam a expectativa de lucro futuro das empresas, trazido a valor presente. É importante destacar que as cotações de mercado levam em consideração todo o conjunto de informação disponível pelos agentes econômicos, incluindo os sentimentos a respeito do cenário vindouro.

Para o mercado de trabalho, usou-se Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp), calculado pela FGV. De acordo com a metodologia de cálculo, o objetivo do mesmo é antecipar os rumos do emprego no Brasil. Vale ressaltar que ambas as variáveis guardam uma correlação positiva interessante, conforme o gráfico abaixo. Além disso, estão temporalmente alinhadas, dado o caráter antecedente das mesmas.

Ibovespa e Indicador Antecedente de Emprego
(Em pontos)
Não é possível inferir relação de causalidade entre ambas as variáveis, uma vez que há bons argumentos para os dois lados. Por um lado, se o Ibovespa aumenta, a expectativa de lucro das empresas também é maior, o que tende a provocar aumento das contratações de mão de obra no futuro. Por outro, a melhoria nas condições futuras do emprego (fator de produção fundamental no processo produtivo) auxilia na geração de ganhos mais altos das firmas. Portanto, somente testes estatísticos podem nos dar um indicativo sobre a causalidade dessa relação.

Fonte: Ibovespa (Série 7845 do SGS Bacen).

Nenhum comentário:

Postar um comentário