segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Indicador coincidente para o PIB da agropecuária do Brasil

A agropecuária tem grande relevância para o Brasil: o PIB totalizou R$ 263,6 bilhões em 2015, ou seja, 5,2% do conjunto de bens e serviços produzidos pela economia nacional. Além de empregar mais de 1,5 milhão de pessoas com carteira de trabalho, o setor primário também apresenta complexas interdependências com outros ramos de atividade, sobretudo com a indústria. Por um lado, a agropecuária fornece insumos para a transformação de mercadorias: o grão de soja vira óleo e farelo, enquanto o abate dos animais gera diversos cortes de carne, entre outros exemplos. Por outro, o segmento demanda bens que viabilizam o processo produtivo em larga escala, como as máquinas agrícolas e os defensivos e inseticidas.

Ao longo dos últimos anos, o setor primário incorporou com sucesso diversos avanços tecnológicos, e hoje tem condições de competir com outros importantes participantes no mercado global – principalmente os Estados Unidos. O objetivo deste texto é criar um indicador coincidente simples, que visa aproximar o desempenho do PIB da agropecuária brasileira ao longo dos últimos 10 anos. Em primeiro lugar, devemos ter em mente que o Produto Interno Bruto representa uma medida de valor adicionado. Ou seja, não basta levar em consideração somente o total faturado: é necessário também desconsiderar os custos com os bens intermediários.

Para a agricultura, a variável escolhida foi a medida de produtividade da safra de grãos brasileira (em quilogramas por hectare plantado), de acordo com as estatísticas da CONAB. A produção de grãos, por si só, não é suficiente para alcançar nosso objetivo. Isso porque eventuais aumentos da colheita, se acompanhados pelo crescimento da área plantada na mesma proporção, não implicam em elevação do valor agregado. Destarte, o alvo do nosso interesse é a produtividade.

Com relação à pecuária, optou-se pelo peso das carcaças abatidas, conforme os dados divulgados pelo IBGE. Outra alternativa era utilizar o número de cabeças abatidas; entretanto, a primeira é capaz de refletir com maior precisão mudanças qualitativas na estrutura física dos animais e, consequentemente, na capacidade dos mesmos em gerar riquezas.

A última informação necessária para a construção do indicador é a participação da agricultura e da pecuária no total do setor primário. De acordo com as informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o primeiro representa 70%, enquanto o segundo responde por 30%. Portanto, o índice construído será uma média ponderada entre as duas variáveis selecionadas. O indicador coincidente apresenta boa aderência com o PIB ao longo dos últimos anos, conforme o gráfico abaixo. A correlação entre ambos é de 0,74.

PIB da Agropecuária e indicador para o setor primário - Brasil
(Variação % em relação ao ano anterior)

Para 2016, as notícias não são amimadoras. A projeção da CONAB para a produtividade da safra de 2015/2016 é de queda de 10,9% em comparação com a anterior. Tal fato é corroborado pelas expectativas de mercado do Relatório FOCUS: retração esperada de 1,05% em 2016. Caso isso se confirme, a contribuição do setor primário para o PIB total será negativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário