quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Série "Perspectivas para 2017": o que esperar da inflação no Brasil?

Prezados amigos,

Não há assunto mais adequado para começar o ano do que as perspectivas para a economia brasileira e mundial em 2017. O texto abaixo, que versa sobre as expectativas com relação à inflação no Brasil, é o primeiro de uma série. Acompanhe e tire suas dúvidas conosco!

INFLAÇÃO NO BRASIL: EVOLUÇÃO EM 2016 E PERSPECTIVAS PARA 2017

Após encerrar 2015 em 10,67%, o IPCA, índice que serve para balizar o sistema de Metas para a Inflação do Brasil, deverá encerrar 2016 abaixo de 6,5%, ou seja, dentro do intervalo de tolerância estipulado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).
Entre os fatores determinantes para que o nível geral de preços crescesse de maneira mais lenta no ano passado em comparação com 2015 estão:

1) Fim do processo de recomposição dos preços dos produtos monitorados:

Ao longo de 2013 e de 2014, o governo impôs uma série de controles artificiais de preços para tentar segurar a inflação, o que incluiu as tarifas de transporte público, energia elétrica, combustíveis, entre outros. A medida foi necessária porque a defasagem entre o preço de venda e os custos de produção impôs severos desequilíbrios financeiros às empresas prestadoras desse tipo de serviço. Caso os preços dos produtos com algum grau de controle por parte do estado não fossem reajustados, as firmas correriam o sério risco de encerrar suas atividades, acarretando prejuízos do ponto de vista social.

2) Fim do processo de realinhamento da taxa de câmbio:

A taxa de câmbio apresentou valorização de de 16,5% ao longo de 2016, fruto do processo de impeachment no Brasil e da redução da taxa de juros em escala global. Quanto mais o Real se valoriza, menor é o custo de cada unidade importada, o que gera uma inflação mais baixa.

3) Recessão econômica:

O PIB do Brasil deverá recuar 3,5% em 2016. Quanto mais a demanda encolhe, menos a inflação tende a crescer. Em situações como essa, é natural que as firmas reduzam seus preços para evitar que a procura por suas mercadorias caia muito.

4) Fim do choque de preços sobre os alimentos:

Devido à existência de problemas climáticos, os preços dos alimentos cresceram de maneira intensa ao longo de boa parte de 2016, gerando impacto relevante por causa do grande peso desse grupo na composição do IPCA (aproximadamente 20% do total). Entretanto, ao longo dos últimos meses, a evolução desse componente foi bem mais comportada.

5) Descompressão dos preços dos serviços:

Os preços dos serviços desaceleram ao longo dos últimos meses de 2016 em resposta ao desalinhamento existente entre oferta e demanda no mercado de trabalho brasileiro provocado pela crise. Conforme já demonstrado nesse blog, existe uma relação negativa entre a taxa de desemprego e a inflação dos serviços.

Em 2017, o IPCA deverá seguir desacelerando. Os motivos que sustentam essa hipótese são:

1) Limite para a expansão dos gastos do governo:

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55 estabelece um limite para o crescimento dos gastos primários da União. O avanço desses dispêndios está limitado à inflação (medida pelo IPCA) registrada no ano anterior. Considerando que o IPCA deverá fechar próximo a 6,5% em 2016 e próximo a 4,5% (de acordo com a projeção do Banco Central) em 2017, os dispêndios deverão ter incremento real de, aproximadamente, 2,0%. Esse valor é bem mais baixo do que o registrado na média entre 1999-2015, de 6,0%.

2) Baixo crescimento projetado da economia brasileira e permanência de um quadro de excesso de capacidade ociosa:

As projeções do Relatório FOCUS apontam para crescimento de apenas 0,5% em 2017. O excesso de capacidade ociosa (maquinário instalado nas empresas e mão de obra), aliado ao baixo crescimento da demanda agregada, contribuem para manter a inflação sob controle.

3) Taxa de desemprego bem acima da taxa natural, definida como aquela que não provoca pressões inflacionárias:

Conforme já demonstrado por esse blog, existe uma defasagem entre o PIB e o mercado de trabalho. Ou seja, somente após alguns trimestres de crescimento econômico é que deveremos observar uma melhora na geração de emprego e, consequentemente, da taxa de desocupação. Diante desse quadro, a inflação de serviços deverá seguir crescendo menos do que a média histórica recente.

4) Ganho de credibilidade da autoridade monetária:

A troca dos integrantes do COPOM em 2016 por membros de reconhecida capacidade junto ao mercado e a melhora na comunicação dos seus objetivos facilitaram a "ancoragem" das expectativas.

O balanço de riscos para a inflação é positivo em 2017, levando em consideração os fatores apontados. A tendência, portanto, é de que o IPCA encerre o presente ano próximo do centro da meta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário